Machado de Assis

O Espaço Machado de Assis, criado em 1999, destina-se à pesquisa e à difusão do universo machadiano. Com excelentes instalações, revela relíquias desse universo e oferece a oportunidade de consulta e pesquisa, utilizando todos os recursos para facilitar o relacionamento entre o usuário e a informação. Em três ambientes abrem-se caminhos aos interessados na vida e na obra do grande escritor, bem como na produção intelectual e artística que ele não cessa de inspirar.

 

Galeria de exposições

 Painel (de 10 metros) criado por Glauco Rodrigures, afixado na sala principal do Espaço Machado de Assis.
Painel (de 10 metros) criado por Glauco Rodrigures, afixado na sala principal do Espaço Machado de Assis.

 

 

 

 

Na Galeria, o visitante encontra exemplares do mobiliário e objetos que guarneciam o sobrado de Carolina e Machado de Assis, na rua Cosme Velho, 18. A partir desse núcleo impregnado pelo século XIX, mostras temáticas são realizadas, com a presença temporária de documentos conservados no Arquivo da Academia Brasileira de Letras e outras peças dos acervos museológico e bibliográfico da instituição. Também faz parte da Galeria o expressivo Painel Machado de Assis, especialmente criado pelo artista plástico Glauco Rodrigues no ano 2000.

 

Sala de projeções

Dotada de moderno equipamento, a Sala integra o circuito de visitação, apresentando uma variada programação de obras audiovisuais de temática machadiana.

 

Núcleo de informação e referência

Projetado e especialmente ambientado para facilitar o trabalho dos pesquisadores in loco ou via internet, o Núcleo é dotado de recursos que possibilitam o acesso às diferentes bases de dados sobre Machado de Assis. Contém, em permanente revisão e atualização, informações e referências biográficas e bibliográficas sobre o autor. Registra produções digitalizadas. Traz indicação de estudos críticos universitários e de conferências sobre sua vida e sua arte. Remete a amplo material publicado na imprensa, bem como aos acervos arquivístico, museológico e bibliográfico da Academia. Orienta sobre outras fontes de referência e sobre a Comissão Machado de Assis e suas realizações. Informa sobre as produções intertextuais no âmbito das artes cênicas, do rádio, do cinema, da televisão, da literatura e da música. Essa concentração de informações, organizadas e sistematizadas, possibilita ao consulente, de modo simples e rápido, uma nova perspectiva de interação com o fascinante universo do criador de Dom Casmurro, um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia.