MACHADO DE ASSIS



Referências

Library of Congress

Library of Congress
101 Independance Ave.
S.E.Washington, D.C.
20540(202) 707-5000
www.loc.gov

lcweb@loc.gov

A Biblioteca do Congresso, Library of Congress, fundada em 24 de abril de 1800, em Washington, EUA, é a mais antiga instituição cultural federal norte-americana e a maior biblioteca do mundo.

Sua coleção está estimada em 119 milhões de títulos. Além da missão básica de guarda e preservação desse acervo, a LC atende a todos os pesquisadores americanos e estrangeiros em suas 22 salas de leitura em sua sede, no Capitólio e através de seu website.

Fundação Casa de Rui Barbosa

Rua São Clemente 134
Botafogo 22260-000
Rio de Janeiro RJ
Tel: (021) 537-0036
www.casaruibarbosa.gov.br

frb@casaruibarbosa.gov.br

Para homenagear a memória de Rui Barbosa, um decreto legislativo de 1924 autorizou o Governo Federal, então presidido por Artur Bernardes, a adquirir a casa onde residira o ilustre brasileiro, bem como sua biblioteca, arquivo, manuscritos e a propriedade intelectual de suas obras.

Em 1927, esse conjunto de inestimáveis bens recebeu a denominação de "Museu Ruy Barbosa". Mas, já no ano seguinte, mudou-se o nome da instituição, desta vez de forma permanente, para "Casa de Ruy Barbosa". E, em 1930, com a presença do Presidente Washington Luís, foi ela solenemente inaugurada, tendo sido orador oficial o senador baiano João Mangabeira.

Hoje, a Casa de Rui Barbosa - com seu museu, suas bibliotecas, seus arquivos, seus laboratórios, suas atividades de difusão cultural: seminários, colóquios e exposições, e com seu importante Centro de Pesquisas - consolidou-se como uma das instituições culturais mais produtivas e respeitadas do País. Síntese dessa história bem-sucedida é o seu catálogo de publicações, que lista quase 600 títulos - uma admirável Brasiliana!

Arquivo
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9 às 12h, e das 13 às 17h.
Informações: 537-0036, r. 140.

Arquivo-Museu de Literatura Brasileira - AMLB
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9 às 12h, e das 13 às 17h.
Informações: 537-0036, r. 116.

Biblioteca
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17h.
Informações: 537-0036, r. 170.

Livraria Divulgação e Pesquisa
Promove lançamentos e mantém um variado leque de obras, em especial de literatura, artes, ciências sociais e publicações infanto-juvenis, além de edições da Casa de Rui Barbosa.
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9:30 às 18h, e aos sábados, das 14 às 18h.
Informações, encomendas e entregas em todo Brasil: Tel/fax: (021) 539-1342.

Museu
Aberto à visitação de 3ª a 6ª feira, das 9 às 16:15h, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 17:15h.
Ingresso: R$ 1,00; gratuito para menores de 10 anos e maiores de 65 anos.
Entrada franca aos domingos.

Real Gabinete Português de Leitura

Rua Luís de Camões, 30
20051-20 - Rio de Janeiro
Tel: (21) 221-3138 / 221-2960
E-mails: rgplcentro@uol.com.br 

             realgabinete@uol.com.br

O Real Gabinete Português de Leitura do Rio, criado em 14 de maio de 1837, possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras portuguesas fora de Portugal, com cerca de 350.000 volumes.
É uma instituição oferecida pela comunidade portuguesa ao Brasil, como prova de seu reconhecimento.

A construção do edifício-sede foi iniciada em 1880 ( D.Pedro II lançou a pedra fundamental ) e orientou-se por um projeto de traço "manuelino" de autoria do arquiteto português Raphael da Silva e Castro. A inauguração deu-se em 10 de setembro de 1887 e contou com a presença da Princesa Izabel e do Conde D' Eu.

Em 22 de dezembro de 1888, a Diretoria promoveu a solenidade de instalação da biblioteca. É quando Joaquim Nabuco pronuncia a frase: "As pedras deste edifício parecem estrofes de "Os Lusíadas".

Serviços e atendimento ao público:
O Real Gabinete edita a revista "Convergência Lusíada" e promove cursos sobre literatura, língua, história, antropologia e artes, destinados principalmente a estudantes universitários.
Horário de atendimento ao público: 2ª à 6ª feria, das 9 às 18 horas.

Fundação Biblioteca Nacional

Av. Rio Branco 219/39
Centro - Rio de Janeiro
20.040-008 - Brasil
www.bn.br

A Fundação Biblioteca Nacional - FBN - coordena as estratégias fundamentais para o entrelaçamento de três dos mais importantes alicerces da cultura brasileira: biblioteca, livro e leitura. Como local de recolhimento, guarda e preservação da produção bibliográfica do país, a Biblioteca Nacional ocupa o centro desta coordenação.

Em seu interior e suas ramificações edificadas encontra-se a mais rica coleção bibliográfica da América Latina. Como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, a Biblioteca Nacional do Brasil, acompanhando a evolução tecnológica mundial, dispõe das mais modernas tecnologias de informação para proporcionar a sociedade acesso cada vez maior a seu acervo.
A Biblioteca Nacional possui um acervo multidisciplinar, constituído de cerca de 9 milhões de peças entre livros, folhetos, periódicos, manuscritos, estampas, gravuras, mapas, cartas geográficas, partituras musicais, discos, fitas, cds, fitas cassetes e vídeos.

Sua origem remonta a Livraria organizada por ordem de D. José, rei de Portugal, para substituir a Real Biblioteca destruída por um incêndio que se seguiu ao terremoto de 1755, em Lisboa. No ano de 1808, a Livraria veio para o Brasil, trazida por D. João, então Príncipe Regente.
A Biblioteca preserva a memória bibliográfica e documental do país e disponibiliza para o público as obras do acervo geral e as peças dos diferentes acervos especializados.

Dentre as mais valiosas e raras peças da Biblioteca Nacional destacam-se: o Evangeliário (séc. XI-XII), a Bíblia de Mogúncia (1462), Livros de Horas (séc.XV), primeira edição de Os Lusíadas de Luís de Camões (1572), fotografias doadas por D.Pedro II, manuscritos e desenhos originais de expedições científicas ao Brasil (séc. XVI a XIX), a partitura original de O Guarani de Carlos Gomes (1870), partituras de Mozart, gravuras de Dürer, Goeldi, Piranesi e outros.

Disponibiliza, também, informações de seu acervo via internet em seu site, aos pesquisadores do Brasil e do exterior.

Através do depósito legal de obras impressas, instituído pelo decreto n.1.825 de 20 de dezembro de 1907, a Biblioteca Nacional assegura a coleta para o registro e guarda produção intelectual nacional.

Tornando-se Fundação, em 1990, a FBN através de seu Departamento Nacional do Livro, passa a ser a responsável pelo desenvolvimento da política nacional para o livro e promoção literária. Apóia o autor brasileiro com prêmios e bolsas no país e no exterior, e na forma de publicações em co-edições. Mantém presença editorial nas feiras nacionais e internacionais, produz CD-ROMs, vídeos, livros e periódicos. É representante no Brasil do International Standard Book Number (ISBN) e do International Standard Music Number (ISMN).

A FBN em seu Escritório de Direitos Autorais (EDA) responde pelo registro de obras intelectuais e tem por finalidade dar ao autor segurança quanto ao direito sobre sua obra.
Através do PROLER - Programa Nacional de Incentivo a Leitura - coordena, em âmbito nacional, as ações de incentivo a leitura.

Por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) congrega as bibliotecas públicas do país, proporcionando-lhes orientação, assistência técnica e intercambio de publicações.
A FBN oferece o serviço de visita guiada ao prédio sede. Os visitantes poderão conhecer a história da Biblioteca Nacional, sua arquitetura, seu acervo, serviços e laboratórios especializados.

E-mails:
GABINETE DA PRESIDÊNCIA gabinete@bn.br
DEPARTAMENTO DE PROCESSOS TÉCNICOS dptcsb@bn.br
DEPARTAMENTO NACIONAL DO LIVRO dnl@bn.br
ATENDIMENTO À DISTÂNCIAdinf@bn.br
DIVISÃO DE ICONOGRAFIA icono@bn.br
DIVISÃO DE MÚSICA dimas@omega.lncc.br
DIVISÃO DE OBRAS GERAIS dioge@bn.br
DIVISÃO DE OBRAS RARAS diora@bn.br
DIVISÃO DE PERIÓDICOS diper@bn.br
DIVISÃO DE MANUSCRITOS mss@bn.br
DIVISÃO DE REFERÊNCIA sref@bn.br
DEPÓSITO LEGAL deplegal@bn.br
COORDENADORIA DE PRESERVAÇÃO preserve@bn.br
DIVISÃO DE MICROREPRODUÇÃO dimic@bn.br
SETOR DE CURSOS bncursos@bn.br
ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS eda@mincrj.gov.br
SERVIÇO DE INFORMÁTICA suporte@bn.br

Atendimento ao Público
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Aos sábados, das 9h às 15h.
Todos os serviços estarão fechados aos domingos, feriados fixos e feriados móveis como Carnaval, Páscoa e Corpus Christi.

Outras Fontes

  • José GALANTE de Sousa
    Bibliografia de Machado de Assis, INL, Rio de Janeiro 1955 
  • Fontes para estudo de Machado de Assis
    MEC, INL, Rio de Janeiro 1958.

Academia Brasileira de Letras - Todos os direitos reservados