Machado de Assis

Av. Rio Branco 219/39
Centro - Rio de Janeiro
20.040-008 - Brasil
www.bn.br

A Fundação Biblioteca Nacional - FBN - coordena as estratégias fundamentais para o entrelaçamento de três dos mais importantes alicerces da cultura brasileira: biblioteca, livro e leitura. Como local de recolhimento, guarda e preservação da produção bibliográfica do país, a Biblioteca Nacional ocupa o centro desta coordenação.

Em seu interior e suas ramificações edificadas encontra-se a mais rica coleção bibliográfica da América Latina. Como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, a Biblioteca Nacional do Brasil, acompanhando a evolução tecnológica mundial, dispõe das mais modernas tecnologias de informação para proporcionar a sociedade acesso cada vez maior a seu acervo.
A Biblioteca Nacional possui um acervo multidisciplinar, constituído de cerca de 9 milhões de peças entre livros, folhetos, periódicos, manuscritos, estampas, gravuras, mapas, cartas geográficas, partituras musicais, discos, fitas, cds, fitas cassetes e vídeos.

Sua origem remonta a Livraria organizada por ordem de D. José, rei de Portugal, para substituir a Real Biblioteca destruída por um incêndio que se seguiu ao terremoto de 1755, em Lisboa. No ano de 1808, a Livraria veio para o Brasil, trazida por D. João, então Príncipe Regente.
A Biblioteca preserva a memória bibliográfica e documental do país e disponibiliza para o público as obras do acervo geral e as peças dos diferentes acervos especializados.

Dentre as mais valiosas e raras peças da Biblioteca Nacional destacam-se: o Evangeliário (séc. XI-XII), a Bíblia de Mogúncia (1462), Livros de Horas (séc.XV), primeira edição de Os Lusíadas de Luís de Camões (1572), fotografias doadas por D.Pedro II, manuscritos e desenhos originais de expedições científicas ao Brasil (séc. XVI a XIX), a partitura original de O Guarani de Carlos Gomes (1870), partituras de Mozart, gravuras de Dürer, Goeldi, Piranesi e outros.

Disponibiliza, também, informações de seu acervo via internet em seu site, aos pesquisadores do Brasil e do exterior.

Através do depósito legal de obras impressas, instituído pelo decreto n.1.825 de 20 de dezembro de 1907, a Biblioteca Nacional assegura a coleta para o registro e guarda produção intelectual nacional.

Tornando-se Fundação, em 1990, a FBN através de seu Departamento Nacional do Livro, passa a ser a responsável pelo desenvolvimento da política nacional para o livro e promoção literária. Apóia o autor brasileiro com prêmios e bolsas no país e no exterior, e na forma de publicações em co-edições. Mantém presença editorial nas feiras nacionais e internacionais, produz CD-ROMs, vídeos, livros e periódicos. É representante no Brasil do International Standard Book Number (ISBN) e do International Standard Music Number (ISMN).

A FBN em seu Escritório de Direitos Autorais (EDA) responde pelo registro de obras intelectuais e tem por finalidade dar ao autor segurança quanto ao direito sobre sua obra.
Através do PROLER - Programa Nacional de Incentivo a Leitura - coordena, em âmbito nacional, as ações de incentivo a leitura.

Por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) congrega as bibliotecas públicas do país, proporcionando-lhes orientação, assistência técnica e intercambio de publicações.
A FBN oferece o serviço de visita guiada ao prédio sede. Os visitantes poderão conhecer a história da Biblioteca Nacional, sua arquitetura, seu acervo, serviços e laboratórios especializados.

E-mails:
GABINETE DA PRESIDÊNCIA gabinete@bn.br
DEPARTAMENTO DE PROCESSOS TÉCNICOS dptcsb@bn.br
DEPARTAMENTO NACIONAL DO LIVRO dnl@bn.br
ATENDIMENTO À DISTÂNCIAdinf@bn.br
DIVISÃO DE ICONOGRAFIA icono@bn.br
DIVISÃO DE MÚSICA dimas@omega.lncc.br
DIVISÃO DE OBRAS GERAIS dioge@bn.br
DIVISÃO DE OBRAS RARAS diora@bn.br
DIVISÃO DE PERIÓDICOS diper@bn.br
DIVISÃO DE MANUSCRITOS mss@bn.br
DIVISÃO DE REFERÊNCIA sref@bn.br
DEPÓSITO LEGAL deplegal@bn.br
COORDENADORIA DE PRESERVAÇÃO preserve@bn.br
DIVISÃO DE MICROREPRODUÇÃO dimic@bn.br
SETOR DE CURSOS bncursos@bn.br
ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS eda@mincrj.gov.br
SERVIÇO DE INFORMÁTICA suporte@bn.br

Atendimento ao Público
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Aos sábados, das 9h às 15h.
Todos os serviços estarão fechados aos domingos, feriados fixos e feriados móveis como Carnaval, Páscoa e Corpus Christi.