Machado de Assis

Área de Identificação

Código de referência: BR ABL AA MA

Título: Arquivo Machado de Assis

Data de produção dos documentos: 1838-1908

Nível de descrição: Fundo

Dimensão e suporte: Documentos textuais – 750 documentos. Iconográficos – 13 fotografias.

 

Área de Contextualização

Nome do produtor: ASSIS, Joaquim Maria Machado de.

Biografia: Joaquim Maria Machado de Assis, jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador e primeiro ocupante da Cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras.

1839 – Nasce a 21 de junho, no Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis, filho legítimo de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina Machado de Assis, moradores no morro do Livramento, ele brasileiro, da mesma cidade, ela portuguesa, da Ilha de São Miguel. Pelo pai, descendia de pardos forros. Pouco se sabe de sua infância: cedo perdeu a mãe e a única irmã; foi amparado, até o segundo casamento do pai, pela madrinha, senhora abastada. Morto Francisco José, ficou em companhia da madrasta, Maria Inês. Quer a tradição que tenha sido auxiliar do culto na igreja da Lampadosa.

1855 – De 12 de janeiro desse ano, data da publicação de seu primeiro poema, “Ela”, até 3 de maio de 1861, colabora na Marmota Fluminense de Paula Brito.

1856 – Admitido como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional, exerce o ofício até 1858.

1858 – Encontra no Padre Antônio José da Silveira Sarmento, cura da Capela de S. João Batista, do palácio imperial de São Cristóvão, um professor gratuito. Passa a revisor de provas de Paula Brito, em cuja livraria terá servido também como caixeiro. De 11 de abril desse ano até, pelo menos, 26 de junho do seguinte, escreve em O Paraíba, de Petrópolis. Por esse tempo auxilia o escritor francês Charles de Ribeyrolles na tradução de O Brasil Pitoresco. De 25 de outubro desse ano até, pelo menos, 1 de março de 1868, colabora, com bastante irregularidade, no Correio Mercantil, do qual fora revisor de provas.

1859 – Estréia como crítico teatral na revista O Espelho; nela figura, com produções várias, do n.o 1, de 4 de setembro desse ano, ao n.o 18, provavelmente o último, de 1 de janeiro de 1860.

1860 – Convidado para redator do Diário do Rio de Janeiro, que, em segunda fase, reaparece em 25 de março, exerce o lugar até março de 1867. Esporadicamente, escreve ainda no Diário até 30 de julho de 1869. De 16 de dezembro desse ano até, pelo menos 4 de julho de 1875, inclui-se entre os redatores de A Semana Ilustrada, que surge naquela data.

1861 – Publica Desencantos (comédia) e Queda que as Mulheres tem para os Tolos (sátira em prosa).

1862 – Admitido, a 31 de dezembro, como sócio do Conservatório Dramático Brasileiro, exerce as funções de auxiliar da censura. De 15 de setembro desse ano até 1 de julho do seguinte, figura em todos os números da revista O Futuro.

1863 – Publica o Teatro de Machado de Assis, volume que se compõe de duas comédias, O Protocolo e O Caminho da Porta. De julho desse ano a dezembro de 1878, com interrupção em 1867 e 1868, é constante a sua colaboração no Jornal das Famílias, ao qual dá de preferência contos.

1864 – Vai até a Barra do Piraí, trecho então recente da Estrada de Ferro D. Pedro II. Publica seu primeiro livro de versos, Crisálidas.

1866 – Publica Os Deuses de Casaca (comédia). Publica no Diário do Rio de Janeiro a sua tradução do romance Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo, que aparece em volume no mesmo ano.

1867 – Agraciado com a Ordem da Rosa, no grau de cavaleiro. Nomeado, a 8 de abril, ajudante do diretor do Diário Oficial, exerce o cargo até 6 de janeiro de 1874.

1868 – Em carta de 18 de fevereiro, José de Alencar lhe apresenta o jovem Castro Alves.

1869 – Casa-se, a 12 de novembro, com Carolina Augusta Xavier de Novais, moça portuguesa havia pouco chegada ao Brasil, onde residiam seus irmãos.

1870 – Começa, a 23 de abril, a publicar no Jornal da Tarde uma tradução, logo interrompida, do romance Olivier Twist, de Dickens. Publica Falenas (versos) e Contos Fluminenses.

1871 – É nomeado, a 4 de janeiro, membro do Conservatório Dramático, recentemente reorganizado.

1872 – Publica Ressurreição (romance). Faz parte da Comissão do Dicionário Marítimo Brasileiro.

1873 – Publica Histórias da Meia-Noite e a tradução de Higiene para uso dos Mestres-Escolas, do Dr. Gallard. É nomeado, a 31 de dezembro, primeiro-oficial da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

1874 – De 26 de setembro a 3 de novembro, publica, em O Globo, o romance A Mão e a Luva, editado no mesmo ano.

1875 – Publica Americanas (versos).

1876 – De julho desse ano a abril de 1878, escreve em todos os números da revista Ilustração Brasileira. De 6 de agosto a 11 de setembro, publica em O Globo o romance Helena, editado no mesmo ano. É promovido, em 7 de dezembro, a chefe de seção da Secretaria de Agricultura.

1878 – De 1 de janeiro a 2 de março publica, em O Cruzeiro, o romance Iaiá Garcia, editado no mesmo ano. Sua colaboração nesse jornal continua até 1 de setembro. Entra, a 27 de dezembro, em licença, e segue, doente, para Friburgo, onde fica até março de 1879.

1879 – De junho desse ano a dezembro do seguinte, escreve na Revista Brasileira (fase Midosi), e nela publica, entre outros trabalhos, o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas (15 de março a 15 de dezembro de 1880). De 15 de julho desse ano até, pelo menos, 31 de março de 1898, escreve na revista A Estação, onde publica, entre outros trabalhos, o romance Quincas Borba (15 de junho de 1886 a 15 de Setembro de 1891).

1880 – Entra, a 6 de fevereiro, em licença de um mês, por estar sofrendo dos olhos. Designado, a 28 de março, oficial-de-gabinete do Ministro da Agricultura, Manuel Buarque de Macedo, exerce as mesmas funções com o sucessor deste, Pedro Luís Pereira de Sousa. É representada, no teatro de D. Pedro II, a comédia Tu só, tu, Puro Amor..., por ocasião das festas organizadas pelo Real Gabinete Português de Leitura para comemorar o tricentenário de Camões, e para essa celebração especialmente escrita. Foi publicada, em volume, no ano seguinte.

1881 – Publica em volume as Memórias Póstumas de Brás Cubas. De 18 de dezembro desse ano até 28 de fevereiro de 1897, escreve com assiduidade na Gazeta de Notícias; esporádica, a sua colaboração alcança o número de 2 de junho de 1904. Entre outras seções, redige “A Semana” (crônicas).

1882 – Publica Papéis Avulsos (contos). Entra, a 5 de janeiro, em licença de três meses, para tratar-se fora do Rio.

1884 – Publica Histórias sem Data.

1886 – Sai o volume Terras, Compilação para Estudo, por ele redigido.

1888 – É elevado a oficial da Ordem da Rosa. Desfila, a 20 de maio, no préstito organizado para celebrar a Abolição.

1889 – É promovido, em 30 de março, a diretor da Diretoria de Comércio, na Secretaria da Agricultura.

1890 – Vai, em companhia de Carolina e dos Barões de Vasconcelos, visitar as fazendas da Companhia Pastoril Mineira, em Sítio e Três Corações. De carta sua depreende-se não ter sido esta a única viagem que fez a Minas.

1891 – Publica em volume o Quincas Borba.

1892 – Passa, em 3 de dezembro, a diretor-geral do Ministério da Viação.

1895 – De dezembro desse ano a outubro de 1898, escreve na Revista Brasileira (fase Veríssimo).

1896 – Publica Várias Histórias. Aclamado, em 15 de dezembro, para dirigir a primeira sessão preparatória da fundação da Academia Brasileira de Letras, tem parte preponderante na criação desse instituto, a que preside até morrer.

1898 – É posto em disponibilidade, no dia 1 de janeiro, em virtude da reforma no Ministério da Viação. Volta ao Ministério, como secretário do Ministro Severino Vieira. Exerce depois as mesmas funções com Epitácio Pessoa e Alfredo Maia.

1899 – Publica Dom Casmurro (romance) e Páginas Recolhidas (contos, ensaios, teatro).

1901 – Publica Poesias Completas.

1902 – Reverte à atividade, em 18 de novembro, como diretor da Secretaria da Indústria, no Ministério da Viação. É transferido, a 18 de dezembro, para diretor-geral de Contabilidade do mesmo Ministério.

1904 – Publica Esaú e Jacob (romance). Segue em janeiro para Friburgo, com a esposa enferma. A 20 de outubro morre Carolina, dias antes de completarem 35 anos de casados.

1906 – Publica Relíquias de Casa Velha (contos, crítica, teatro).

1908 – Publica o Memorial de Aires (romance). Entra, a 1 de junho, em licença para tratamento de saúde. Na madrugada de 29 de setembro, as 3h 20min, morre em sua casa, à Rua Cosme Velho, 18; é enterrado, segundo determinação sua, na sepultura de Carolina, jazigo perpétuo 1359, Cemitério de São João Batista.

1999 – Em 21 de abril, os restos mortais de Carolina e Machado de Assis foram trasladados para o Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista.

(Fonte: http://www.machadodeassis.org.br/comissao.htm)

História arquivística: Não há registros precisos da época ou da forma de ingresso do acervo.

Procedência: Os documentos deste fundo arquivístico foram originalmente entregues à custódia e preservados pela Academia Brasileira de Letras, à exceção dos documentos que formam a série Comodato UFRJ-UNIRIO, que foram entregues à custódia da ABL em 1998.

 

Área de Conteúdo e Estrutura

Âmbito e conteúdo: Formado por originais de sua produção literária, suas correspondências com muitos acadêmicos e outras tantas personalidades, certidões pessoais, fotografias e demais documentos produzidos e/ou recebidos pelo titular no exercício de suas atividades e no decorrer de sua vida pessoal, profissional e acadêmica.

Sistema de arranjo: Os documentos foram arranjados em 10 séries e 11 subséries no sentido de possibilitar uma recontextualização da vida do acadêmico através de uma seriação funcional, temática e por espécie. As séries foram ordenadas por ordem alfabética de seu título.

Série 1 – Comodato UFRJ/UNIRIO/ABL

Subsérie 1 – Correspondência Pessoal

Subsérie 2 – Correspondência de Terceiros

Subsérie 3 – Diversos

Subsérie 4 – Documentos Pessoais

Subsérie 5 – Produção Intelectual

Série 2 – Correspondência Pessoal

Série 3 – Correspondência de Terceiros

Subsérie 1 – Condolências

Série 4 – Diversos

Série 5 – Documentos Familiares

Série 6 – Documentos Pessoais

Série 7 – Iconografia

Subsérie 1 – Fotografia

Série 8 – Presidência da ABL

Série 9 – Produção Intelectual

Subsérie 1 – Crônica

Subsérie 2 – Peça Teatral

Subsérie 3 – Poesia

Subsérie 4 – Romance

Série 10 – Produção Intelectual de Terceiros

 

Área de Condições de Acesso e Uso

Condições de acesso: Aberto à consulta.

Condições de reprodução: Reprodução fotográfica permitida mediante autorização expressa e por escrito do Presidente da ABL ou da Chefe do Centro de Memória da ABL.

Idioma: Português, com alguns documentos em Inglês, Francês e Grego.

Instrumentos de pesquisa: Inventário; Guia Geral do Arquivo dos Acadêmicos; www.machadodeassis.org.br

 

Área de Fontes Relacionadas

Unidades de descrição relacionadas: A Academia Brasileira de Letras criou, em 1999, o Espaço Machado de Assis, um núcleo de informação e referência que oferece a oportunidade de consulta e pesquisa sobre Machado de Assis e sua obra. O Espaço Machado de Assis realiza, ao longo do ano, exposições e mostras temporárias dos acervos do titular, complementadas por projeções audiovisuais.

A Biblioteca da Academia Brasileira de Letras tem, sob sua guarda, a coleção particular de livros que pertenceu a Machado de Assis, além de diversas obras sobre Machado de Assis. Na Fundação Casa de Rui Barbosa, na Fundação Biblioteca Nacional e no Real Gabinete Português de Leitura existem documentos de e sobre Machado de Assis.

 

Área de Controle da Descrição

Nota do arquivista: Descrição realizada por Maria Oliveira, com supervisão de Paulino Lemes de Sousa Cardoso.

Fonte bibliográficas utilizadas:

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Enciclopédia de Literatura Brasileira. São Paulo: Global Editora, 2001.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991.

MAGALHÃES Jr., Raimundo. Machado de Assis desconhecido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957.

MAGALHÃES Jr., Raimundo. Machado de Assis, funcionário público: no Império e na República. Rio de Janeiro: Ministério da Viação e Obras Públicas, Serviço de Documentação, 1958.

MONTELLO, Josué . O presidente Machado de Assis. São Paulo: Martins, 1961.

ROUSSEAU, Jean-Yves & COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

SCHELLENBERG, T. R. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

SECCHIN, Antonio Carlos et al. (org.). Machado de Assis, uma revisão. Rio de Janeiro: In-Fólio, 1998.

SILVA, Armando Malheiro et al. Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação. Porto: Afrontamento, 1999.

SOCIEDADE DOS AMIGOS DE MACHADO DE ASSIS. Revista da Sociedade dos Amigos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: SAMA, 1958, n.o 1.

SOCIEDADE DOS AMIGOS DE MACHADO DE ASSIS. Rio de Janeiro: Revista da Sociedade dos Amigos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: SAMA, 1959, n.o 2.

SOCIEDADE DOS AMIGOS DE MACHADO DE ASSIS. Rio de Janeiro: Revista da Sociedade dos Amigos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: SAMA, 1961, n.o 7.

SOUZA, J. Galante de. Bibliografia de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1955.

Regras ou convenções: “Diretrizes arquivísticas e metodologia para o Arquivo dos Acadêmicos” (documento interno) e ISAD (G).

Data da descrição: de abril de 2000 a outubro de 2002.


Série 1 – Comodato UFRJ/UNIRIO/ABL

Código de referência: BR ABL AA MA cm

Título: Comodato UFRJ/UNIRIO/ABL

Data de produção dos documentos: 1857-1908

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 88 documentos textuais

Âmbito e conteúdo: Série constituída pela correspondência pessoal de Machado de Assis e de amigos e familiares, de contratos de edição de sua obra, de poesias e anotações de Machado de Assis adquiridos pela ABL em regime de comodato com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e com a Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Sistema de arranjo: A série comodato é formada por 5 subséries: Correspondência Pessoal, Correspondência de Terceiros, Diversos, Documentos Pessoais e Produção Intelectual.


Série 2 – Correspondência Pessoal

Código de referência: BR ABL AA MA cp

Título: Correspondência Pessoal

Data de produção dos documentos: 1862-1908

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 492 documentos textuais

Âmbito e conteúdo: Série constituída pela correspondência pessoal recebida e acumulada por Machado de Assis, com predomínio de missivistas acadêmicos, colegas de Machado de Assis, e ainda, de algumas cartas autógrafas de Machado de Assis.

Sistema de arranjo: A série Correspondência Pessoal é formada por 136 subséries arranjadas em ordem alfabética pelo nome do remetente, sendo uma denominada Autógrafos, com correspondência produzida pelo próprio Machado de Assis.

ABREU, J. C. de. – (03 docs., de 23/07/188[0] a 27/12/1893)

AFFLALO, João Dalle. – (05 docs., de 14/04/1883 a 04/06/1883)

ALENCAR, A. de. – (02 docs., de 01/1907 a 27/06/1907)

ALENCAR, Mário Cochrane de. – (23 docs., 04/01/1895 a 28/08/1908 e s/data)

ALMEIDA, Francisco Filinto de. – (03 docs., de 12/03/1895 a 03/10/1900 e s/data)

ALMEIDA, L. de. – (01 doc., de 27/07/1877)

ALVARES, Nuno. – (07 docs., 16/03/1865 a 08/08/1908 e s/data)

AMERICAN EMBASSY Rio de Janeiro. – (01 doc., de 30/07/[?])

AMORIM, Francisco Gomes de. – (01 doc., de 28/06/1866)

ARANHA, José Pereira da Graça. – (17 docs., 13/01/1897 a 06/06/1908 e s/data)

ARARIPE Júnior, Tristão de Alencar. – (02 docs., de 11/12/1894 a 21/12/1904)

ARAÚJO, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de. – (21 docs., de 18/02/1865 a 01/08/1908)

ARAUJO, J. Tito Nabuco de. – (03 docs., de 05/04/1871 a 01/04/18[73])

ARAUJO, [Manuel] de. – (02 docs., de 13/10/1868 a 15/05/1871)

ARSENIO [Joaquim]. – (01 doc., 28/02/1879)

AUTÓGRAFOS – (03 docs., de 07/05/1880, 1906 e s/data)

AUTORES NÃO IDENTIFICADOS. – (09 docs., de 18/09/1868 a 01/01/1907 e s/data)

AZEREDO, Carlos Magalhães de. – (99 docs., 02/06/1889 a 05/08/1908 e s/data)

AZEVEDO, Aluísio Tancredo Gonçalves de. – (01 doc., de 01/01/1901)

AZEVEDO, Artur Nabantino Gonçalves de. – (02 docs., 21/12/1903 e 26/12/1904)

AZEVEDO Cyro de. – (01 doc., s/data)

AZURARA, José Joaquim Pereira. – (03 docs., de 1870, 04/08/1872 e s/data)

BAHIA Júnior, José Lopes Pereira. – (01 doc., de 01/05/1881)

BANDEIRA, João Carneiro de Sousa. – (03 docs., de 17/06/1906 a 20/11/1907)

BARAUNA, Izabel. – (01 doc., de 25/09/1905)

BARROS, A. J. Victorino de. – (01 doc., 04/12/1877)

BARROS, Maria. – (01 doc., de 10/01/1906)

BELMIRO. – (01 doc., de [?]/12/1907)

BERNADELLI, Henrique. – (01 doc., de 14/02/1907)

BERNADELLI, Rodolfo. – (01 doc., de 04/01/1906)

BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS. – (02 docs., de 09/06 a 18/10/1886)

BLESTEGANA, Guilherme. – (01 doc., de 1886)

BOCAYUVA, Quintino. – (01 doc., de 21/06/1899)

BRAGA, Belmiro. – (06 docs., de 21/06/1895 a 21/06/1908)

BRAGA, Gentil Homem de [Almeida]. – (03 docs., de 20/02/1870 a 19/06/1872)

[BRASIL], Thomaz Pompeu de Sousa. – (01 doc., de 04/06/1897)

BRINN’GAUBAST, Louis-Pilate. – (01 doc., de 28/12/1897)

BUENO, Lucillo. – (01 doc., de 05/08/1907)

CAMPOS, [?]. – (01 doc., 21/06/1905)

CAMPOS, M. Pinto de. – (01 doc.,18/08/18[70])

CARVALHO, Ilízio de. – (01 doc., de 1907)

CARVALHO, Manoel Maria de. – (01 doc., de 25/01/1904)

CASTRO, Aloísio de. – (04 docs., de 09/05/1904 a 14/09/1906)

[CASTRO, Vieira de]. – (01 doc., de 11/12/1868)

CAVALCANTI, V. [?]. – (01 doc., de 17/06/1900)

CEPELLOS, Baptista. – (01 doc., de 23/07/1908)

CHARDRON, [Ernesto]. – (01 doc., de 27/07/1878)

CHERMONT, E. L. – (01 doc., de 12/1906)

COELHO Neto, Henrique Maximiniano. – (05 docs., de 05/11/1894 a 03/02/1897)

CORRÊA, Constança Alvim. – (02 docs., de 22/03/1877 a 04/12/1884)

CORREIA, Raimundo da Mota de Azevedo. – (01 doc., de 06/10/1886)

COUTO, Luiz do. – (01 doc., de 07/02/1906)

CRUZ, Ludger. – (01 doc., de 21/07/1880)

CUNHA, Euclides Rodrigues Pimenta da. – (10 docs., de 21/06/1903 a 19/07/1906)

CUNHA, [J. M. T.] Leitão da – (02 docs., de 25/01/1901 e 22/01/[?])

DIAS, Carlos. – (01 doc., de 04/03/1894)

DINIZ, Almachio. – (01 doc., 11/08/1908)

DINIZ, José. – (01 doc., de 28/11/1877)

DÓRIA, Franklin Américo de Meneses. – (02 docs., de 17/11/1878 e s/data)

FERNANDES, João Batista Ribeiro de Andrade. – (04 docs., de 05/03/1904 a 01/01/1908)

FERRÃO, Joaquim Antônio da Silva. – (01 doc., de 01/06/1865)

FIGUEIRA, Luiz Ramos. – (01 doc., de 13/04/1864)

FRAGOSO, Arlindo. – (03 docs., de 09/01/1904 a 25/12/1905)

GABINETE DO MINISTRO DA INDÚSTRIA. – (01 doc., de 04/07/1908)

GAMA, Domício da. – (02 docs., de 12/06/1892 a 11/08/1908)

GOUVÊA, Hilário de. – (01 doc., de 25/01/1905)

GUIMARÃES Filho, Luís. – (03 docs., de 12/05/1902 a 25/03/1903 e s/data)

GUIMARÃES Júnior, Luís Caetano Pereira. – (19 docs., de 30/05/1862 a 21/06/1886 e s/data)

HEITOR. – (01 doc., de 20/02/1907)

HENRIQUE. – (01 doc., de 06/12/[?])

HYLDA. – (01 doc., de 11/03/1905)

IMPRENSA ACADÊMICA. – (01 doc., de 14/06/1870)

JACEGUAI, Artur Silveira da Mota de (Barão). – (03 docs., de 17/10/1907 a 06/11/1907)

J. H. – (01 doc., s/data)

LIMA, Antônio Augusto de. – (02 docs., de 21/09/1907)

LIMA, Manuel de Oliveira. – (03 docs., de 17/05/1905 a 1906)

LOPES, Thomaz. – (01 doc., de 30/04/1900)

LORETI, Jarbas. – (01 doc., de 24/08/1904)

MACEDO, [?]. – (01 doc., s/data)

MACEDO, [Manuel] Buarque de. – (04 docs., de 12/11/[1875] a 27/06/1880)

MAGALHÃES, Antônio Valentim da Costa. – (01 doc., de 28/12/1896)

MANGABEIRA, Otávio Cavalcanti. – (01 doc., de 06/08/1906)

MARTINS, A. – (02 docs., s/data)

MARTINS, Nemeterio. – (03 docs., de 25/12/1904 a 24/12/1906)

MARTINS Júnior, José Isidoro. – (01 doc., de 25/05/1902)

MATOS, José Veríssimo Dias de. – (38 docs., de 04/03/1883 e s/data)

MELLO, Joaquim de. – (03 docs., de 10/09/1878 a 07/10/1886)

MENDONÇA, Lúcio Eugênio de Meneses e Vasconcelos Drummond Furtado de (08 docs., de [?]/10/1886 a 29/07/1908)

MENDONÇA, Salvador de Meneses Drummond Furtado de. – (13 docs., [?]/10/1875 a 01/09/1908)

MENESES, Rodrigo Otávio Langgaard de. – (02 docs., de 08/07/1902 e 22/07/1907)

MENEZES, [?]. – (04 docs., de 09/06/1865, 18/09/1866 e s/data)

MITU, Luís. – (01 doc., de 12/07/1906)

MONTEIRO, João. – (03 docs., de 06/10/1896 a 12/11/1896)

MONTEIRO, Tobias. – (01 doc., de 28/04/1907)

MOREIRA, Maria Carmem Santos. – (01 doc., de 03/03/1904)

MOUTINHO, Julio. – (01 doc., de 28/10/1904)

Muzzio. – (02 docs., de 30/11/1866 a 28/09/1867)

NABUCO, Sizenando. – (03 docs., de 04/04/1864 e 24/04/1864)

NAPOLEÃO, Artur. – (04 docs., s/data)

NOVAES, Faustino Xavier de. – (01 doc., de 14/07/[?])

OLIVEIRA, Antonio Mariano Alberto de. – (01 doc., de 06/10/1886)

OLIVEIRA, Artur de. – (05 docs., de 31/01/1870 a 10/08/1882)

OLIVEIRA, Rui Barbosa de. – (02 docs., de 26/12/[1896])

PARANHOS Júnior, José Maria da Silva. – (06 docs., de [?]/01/1903 a [01/01/1908 e s/data)

[PASSOS, Olympia] – (01 doc., de 10/10/1906)

PEIXOTO, Júlio Afrânio. – (03 docs., de 24/07/1908 e s/data)

PORRAS, Belisário. – (01 doc., de 12/06/1908)

PORTUGAL, Olympio. – (01 doc., de 07/08/1908)

PUJOL, Alfredo Gustavo. – (01 doc., de 25/11/[1905])

QUEIROZ, Eça de. – (01 doc., 29/06/1870)

QUEIROZ, Maria Avellar. – (01 doc., de 23/05/1907)

RABELLO, Manoel Telles. – (01 doc., de 25/04/1907)

RABELLO, Maria Jacobina de Sá. – (03 docs., de 10/09/1905 a 05/07/1908)

RAMOS, José Júlio da Silva. – (01 doc., s/data)

RANGEL, Godofredo. – (01 doc., 18/01/1907)

RETIRO LITERÁRIO PORTUGUÊS. – (02 docs., 17/02/1906 e s/data)

ROCHA DE CAMPINAS. – (01 doc., s/data)

ROCHINHA. – (01 doc., s/data)

RODRIGUES, Coelho. – (02 docs., de 18/12/1896 e 17/01/1897)

RODRIGUES, J. C. – (01 doc., de 22/09/1872)

SALLES, Antonio. – (01 doc., de 25/05/1906)

[SAMSON, Toussaint]. – (01 doc., de 09/07/1901)

SANTOS, Carlos Americo dos. – (01 doc., de 17/06/1901)

SANTOS, Euclides. – (01 doc., de 12/01/1904)

SOUSA, Pedro Luís Pereira de. – (13 docs., de 04/11/1880 a [04]/11/1881 e s/data)

SOUZA, Pedro Frederico Leão de. – (01 doc., de 11/04/1908)

SOUZA-PINTO. – (01 doc., de 19/05/1906)

TAUNAY, Alfred d’Escragnolle. – (02 docs., de 07/10/1886 e 31/03/1889)

VEIGA, Othilio. -(01 doc., de 07/[08]/1907)

VIANA, Paulo. – (01 doc., de 21/06/1897)

VIANNA, Ulysses. – (01 doc., de 31/10/1904)

VICUÑA CIJUENTES, Julio. – (01 doc., de [08/05/1901])

VISCONDE DE BOM RETIRO. – (01 doc., de 11/09/18[?])

VISCONDESSA DE CAVALCANTE. – (01 doc., de 13/09/1889)

VISCONDE DE THAYDE. – (02 docs., de 31/05/1895 e s/data)

YOUNG, James Carleton. – (03 docs., de 23/07/1904 a 29/07/1906)

Unidades de descrição relacionadas: Consulte também a série Comodato UFRJ/UNIRIO/ABL, subsérie Correspondência Pessoal; a série Presidência da ABL; e na Coleção de Documentos, a série Transcrições, subsérie Correspondência Pessoal e a série Comissão Machado de Assis – 1958.


Série 3 – Correspondências de Terceiros

Código de referência: BR ABL AA MA ct

Título: Correspondência de Terceiros

Data de produção dos documentos: 1870-1908

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 23 documentos textuais

Âmbito e conteúdo: Série constituída pela correspondência de amigos e/ou parentes de Machado de Assis (3 documentos; 04/04/1870 a 12/04/1905) e correspondências (20 docs., datados de 29/09/1908 a 16/12/1908) com votos de pesar pelo falecimento de Machado de Assis.

Sistema de arranjo: a série Correspondência de Terceiros é formada por 2 subséries, ambas arranjadas em ordem alfabética. A primeira, pelo nome do remetente e a segunda, denominada Condolências, também ordenada pelo nome do remetente.

Unidades de descrição relacionadas: Consulte também a subsérie Correspondência de Terceiros da série Comodato UFRJ/UNIRIO/ABL.

ARAÚJO, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de para ARANHA, José Pereira da Graça. – (01 doc., 12/04/1905)

ASSIS, Carolina Augusta Novaes Machado para Eufrosina. – (01 doc., de 03/11/[?]

BRAGA, Gentil Homem para SERRA, Joaquim. – (01 doc., de 04/04/1870)

Condolências
ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA. – (01 doc., de 29/09/1908)

ARCADIA RAYMUNDO CORREA. – (01 doc., de 03/10/1908)

ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE RIO DE JANEIRO. – (01 doc., de 30/09/1908)

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS CIRURGIÕES DENTISTAS. – (01 doc., de 08/10/1908)

BIBLIOTECA PÚBLICA PELOTENSE. – (01 doc., de 03/10/1908)

CÂMARA DOS DEPUTADOS DE SÃO PAULO. – (01 doc., de 02/10/1908)

CENTRO ALAGOANO. – (01 doc., de 05/10/1908)

CENTRO DE ACADÊMICOS. – (01 doc., de 30/09/1908)

CLUB ACADÊMICO DEZ DE SETEMBRO DO GINÁSIO S. JOSÉ. – (01 doc., de 03/10/1908)

GALVÃO, B. F. Ramiz. – (01 doc., de 01/10/1908)

GRÊMIO GINASIAL DEZESSEIS DE SETEMBRO. – (01 doc., de 03/11/1908)

GRÊMIO LITERÁRIO AUGUSTO SEVERO. – (01 doc., de 15/10/1908)

GRÊMIO POLITÉCNICO DA ESCOLA POLITÉCNICA DE SÃO PAULO. – (01 doc., s/data)

INSTITUTO HISTÓRICO. – (01 doc., de 01/10/1908)

MELLO, João Elysêo de. – (01 doc., de 18/10/1908)

NABUCO. – (01 doc., de 30/09/1908)

PENNA, Affonso. – (01 doc., de 29/09/1908)

RETIRO LITERÁRIO PORTUGUÊS. – (01 doc., de 01/10/1908)

SECRETARIA DO GRÊMIO LITERÁRIO DE MAUÉS. – (01 doc., de 16/12/1908)

SIMÕES, Francisco M. da Costa (Dr.). – (01 doc., de 02/10/1908)


Série 4 – Diversos

Código de referência: BR ABL AA MA dv

Título: Diversos

Data de produção dos documentos: 1854-1908

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 20 documentos textuais

Âmbito e conteúdo: Constituída por documentos de natureza diversa, tais como recibos emitidos em nome de Machado de Assis, no período em que este era funcionário do Ministério da Indústria e Viação e Obras Públicas, cartão postal com poesia e imagem de MA, revistas com artigos sobre Machado de Assis, álbuns de recordações que pertenceram a Carolina Machado de Assis, etc.

Sistema de arranjo: A série Diversos está ordenada cronologicamente, exceto alguns documentos que foram identificados e incorporados ao acervo após a organização.


Série 5 – Documentos Familiares

Código de referência: BR ABL AA MA df

Título: Documentos Familiares

Data de produção dos documentos: 1838

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 2 reproduções fotográficas

Âmbito e conteúdo: Constituída pelos documentos referentes à efetivação do casamento dos pais de Machado de Assis, Francisco José de Assis e Maria Leopoldina Machado da [Câmara].

Sistema de arranjo: A série Documentos Familiares está ordenada cronologicamente.

 

Série 6 – Documentos Pessoais

Código de referência: BR ABL AA MA dp

Título: Documentos Pessoais

Data de produção dos documentos: 1839-1908

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 5 documentos textuais

Âmbito e conteúdo: Constituída por documentos pessoais de Machado de Assis, tais como assento de batismo, diploma, caderneta bancária, etc.

Sistema de arranjo: A série Documentos Pessoais está ordenada cronologicamente.

Unidades de descrição relacionadas: Consulte também a série Comodato UFRJ/ABL/UNIRIO, subsérie Documentos Pessoais.


Série 7 – Iconografia

Código de referência: BR ABL AA MA ico

Título: Iconografia

Data de produção dos documentos: [18??]

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 13 fotografias

Âmbito e conteúdo: Constituída por fotografias de Machado de Assis, de sua esposa Carolina, de sua residência e de amigos com dedicatória a Machado de Assis.

Sistema de arranjo: A série Iconografia é formada por uma subsérie, denominada Fotografias.

Machado de Assis
Machado de Assis (2)
Machado de Assis (3)
Carolina Novais M. de Assis
Carolina Novais M. de Assis (2)
Unidades de descrição relacionadas: Consulte também a série Iconografia da Coleção de Documentos.


Série 8 – Presidência da ABL

Código de referência: BR ABL AA MA pa

Título: Presidência da ABL

Data de produção dos documentos: 1896-1908

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 89 documentos textuais

Âmbito e conteúdo: Constituída pela correspondência enviada e recebida por MA como presidente da ABL, e documentos referentes à conferência de Guglielmo Ferrero realizada na ABL em 1907, tais como correspondências, discurso de saudação, rascunhos de MA sobre as despesas e recibos de serviços prestados.

Sistema de arranjo: As correspondências estão ordenadas alfabeticamente pelo nome do remetente, os documentos referentes à conferência de Guglielmo Ferrero estão ordenados cronologicamente, exceto os recibos que também estão em ordem alfabética de autor.

Não há, ainda, uma notação e um código definitivo nesta série, pois há um estudo em desenvolvimento que deverá indicar sua remoção para a série Presidência da ABL do Arquivo Institucional.


Série 9 – Produção Intelectual

Código de referência: BR ABL AA MA pi

Título: Produção Intelectual

Data de produção dos documentos: 1874-1907

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 22 documentos textuais

Âmbito e conteúdo: Constituída por originais manuscritos de Machado de Assis.

Sistema de arranjo: A série Produção Intelectual é formada por 04 subséries: Crônica, Peça Teatral, Poesia e Romance.

Existência e localização de originais: O original da peça teatral Tu, só tu, Puro Amor está sob a guarda da Biblioteca Nacional, na seção de manuscritos.

Unidades de descrição relacionadas: Consulte também a série Comodato UFRJ/UNIRIO/ABL, subsérie Produção Intelectual, a série Transcrições, subséries Conto, Crônica, Poesia, e Tradução.


Série 10 – Produção Intelectual de Terceiros

Código de referência: BR ABL AA MA pit

Título: Produção Intelectual de Terceiros

Data de produção dos documentos: 1876-190[8]

Nível de descrição: Série

Dimensão e suporte: 9 documentos textuais

Âmbito e conteúdo: Constituída por poesias e críticas produzidas por terceiros, relativos a Machado de Assis e por ele acumulados.

Sistema de arranjo: A série Produção Intelectual de Terceiros está arranjada em ordem alfabética pelo nome do autor.