MACHADO DE ASSIS



Teses e Monografias

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

BORGES, Luciana Tavares. Das Crônicas do Relojoeiro às Narrações do Conselheiro: Policarpo e Aires, dois intérpretes da República Brasileira. Dissertação de Mestrado em História. Uberlândia, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

GAILLARD, Florence. Étude de traduction et retraduction de la cartomancienne de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. Centro de comunicação e expressão. Curso de pós-graduação em estudos da tradução. Florianópolis, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)

LULA, Darlan de Oliveira Gusmão. Machado de Assis e o gênero fantástico. Dissertação de Mestrado em Letras. Juiz de Fora, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

FRAIETTA, Eugenia de Souza. O não-trabalho no arranjo dos contos de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado em Letras e Linguística. Goiânia, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

MOURA, Fabiana Silveira. A rua e seus olhares: A Belle Époque carioca nas crônicas de João do Rio e de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. Departamento de Literatura. Fortaleza, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)/ Faculdade de Letras

ROCHA, Maria do Socorro. Os espaços representativos do Dom Casmurro de Machado de Assis: uma leitura poético-ideológica da casa. Dissertação de mestrado. 1992.

SILVA, Ana Lady da. A Escrita do Tempo e da História por meio de Crônicas e do Conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. Maceió, 2013.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA / Departamento de Teoria Literária e Literaturas

BORGES, Diuvanio de Albuquerque. Bons dias! de Machado de Assis e a grande dor das coisas que passaram: um sentido solene e alto às palavras de todo dia. 2011. 99 f. Dissertação de Mestrado. Brasília, 2011.

BORGES, Gabriel Rodrigues. A história de aflições no itinerário da literatura brasileira: realismo e genealogia entre Machado de Assis e Murilo Rubião. 2013. 122 f. Dissertação de Mestrado. Brasília, 2013.

CARVALHO, José Reynaldo de Salles. “Duas Capitus contemporâneas em teias Inter semióticas: uma mostração rizomática da reescritura na pós-modernidade e na cultura remix”. 2011. 221 f. Tese de Doutorado. Brasília, 2011.

MACIEL, Livila Pereira. A estética criativa de Esaú e Jacó. Dissertação de mestrado. Brasília, 1991.

OLIVEIRA, Jorge Leite de. Liberdade ou propriedade, uma questão de escolha?: a escravidão nas crônicas machadianas Bons dias!. 2011, 112 f. Dissertação de Mestrado. Brasília. 2011.

PENA, Iara Tabosa. "Olhos do espírito": uma leitura das capas de Dom Casmurro de Machado de Assis. 2012. xii, 136 f., il. Dissertação de Mestrado. Brasília, 2012.

ROCHA, Fernando Antônio Dusi. Direito e literatura em circularidade discursiva: o matiz dialógico em Sófocles, Dostoiévski e Machado de Assis. 2008. 167 f. Dissertação de Mestrado. Brasília, 2008.

SILVA, Tiago Ferreira da. “Franjas de algodão em mantos de veludo”: apropriação irônica e realidade histórica nos contos de temática religiosa de Machado de Assis. 2013. 123 f. Dissertação de Mestrado. Brasília, 2013.

VALOZ JUNIOR, Felipe Ferreira. Mito de Fausto como substrato em Machado de Assis a partir do conselheiro Aires. 268 f. Tese de Doutorado. Brasília, 2009.

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

/ Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo

FREITAS, Valdenice Alves de. Memórias póstumas de Brás Cubas: transcodificação da literatura ao cinema. Dissertação de Mestrado em Comunicação. Marília, 2007.

 


Academia Brasileira de Letras - Todos os direitos reservados